Logomarca Paulo Marques Notícias

13/04/2024 | 14:01 | Saúde

Rio Grande do Sul chega a 69 mortes por dengue neste ano

Em menos de quatro meses, 2024 tem recorde histórico de óbitos pela doença

Em menos de quatro meses, 2024 tem recorde histórico de óbitos pela doença
Novas mortes confirmadas são de moradores de Tenente Portela, no norte do Estado e São Leopoldo, no Vale do Sinos. Bruno Todeschini / Agencia RBS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, na tarde de sexta-feira (12), o registro de mais duas mortes por dengue no Rio Grande do Sul. Com isso, chega a 69 o total de óbitos decorrentes da doença no território gaúcho em 2024.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vítimas são um homem indígena, de 24 anos, morador de Tenente Portela, e um idoso, de 75 anos, residente de São Leopoldo. As mortes ocorreram nos dias 7 e 10 de abril, respectivamente, e nenhum dos dois tinha comorbidade declarada.

Em menos de quatro meses, 2024 se tornou o ano com mais óbitos pela doença no Rio Grande do Sul. Até então, o maior número de mortes (66) havia sido registrado em 2022, ao longo de 12 meses.

O Estado já soma mais de 60 mil casos confirmados de dengue, sendo cerca de 51,1 mil autóctones, somente neste ano. Atualmente, 25 das 30 regiões gaúchas estão em alerta vermelho para casos da doença.

Os sintomas clássicos de dengue abrangem febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre SAÚDE