Logomarca Paulo Marques Notícias

07/08/2020 | 06:16 | Trânsito

Detran amplia para todo o RS aplicação online de provas teóricas para a CNH

Ideia é dar segurança sanitária aos candidatos e possibilitar que os examinadores acompanhem à distância

Ideia é dar segurança sanitária aos candidatos e possibilitar que os examinadores acompanhem à distância
Reprodução/Internet
As provas teóricas para a primeira habilitação e para reciclagem de motoristas passarão a ser feitas online em computadores dos centros de formação de condutores (CFCs). Antes, apenas sete cidades que tinham salas próprias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), entre elas Porto Alegre, disponibilizavam esse método.
O órgão optou pela mudança devido à pandemia. A nova realidade e a necessidade de distância entre as pessoas fez o número de examinadores ser insuficiente para dar conta das provas que já não podem mais ser feitas em salas cheias de alunos.
Uma portaria, publicada nesta quinta-feira (6), autoriza os 266 CFCs do Estado a adotarem a aplicação remota das provas teóricas. A ideia é que o examinador ligado ao Detran monitore tudo pelo computador, à distância.
O diretor-geral do Detran-RS, Enio Bacci, disse que a iniciativa dará andamento a 53 mil provas teóricas de candidatos que estão atrasadas por causa do distanciamento social.
— O cidadão recebe um link no computador do CFC e é monitorado a distância pelo examinador, que estará no Detran. Com isso, vamos desafogar a demanda, manter o distanciamento e mais do que isso: fazer economia, porque nossos examinadores não precisarão mais viajar — declarou o diretor.
O início da nova modalidade depende, agora, dos centros adotarem a tecnologia, comprarem computadores e reservarem o espaço, o que deve acontecer em cerca de 10 dias, conforme Bacci. O departamento, ainda antes de publicar a portaria, afirma já ter dialogado com o sindicato do setor e ouviu que os CFCs têm interesse na medida.
O Detran também quer estender os horários, possibilitando a realização das provas fora do turno comercial.
Sobre a economia de recursos, Bacci diz que ainda avaliará se será possível reduzir o custo das provas para os candidatos, mas já considera que a possibilidade de diminuir os deslocamentos "é uma economia de tempo, e tempo é dinheiro".
No futuro, prova de casa
O objetivo do Detran-RS é que, até março de 2021, a aplicação total das provas possa ser feita na casa dos candidatos. A iniciativa já foi adotada em outros Estados, como São Paulo. Ainda falta a disponibilização da tecnologia, que está sendo preparada pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).
— É um plano piloto e o grande objetivo lá na frente. Ajustaremos tecnologicamente o nosso Detran para que o cidadão faça em casa, com mais comodidade, a prova teórica para a primeira habilitação e a reciclagem — projetou.
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre TRÂNSITO