Logomarca Paulo Marques Notícias

04/08/2020 | 10:53 | Saúde

Mesmo com a pandemia, Vida & Saúde realizou quase 4 mil cirurgias no primeiro semestre

Assessoria de Imprensa
Os primeiros seis meses de 2020 apresentaram um significativo número de atendimentos no Centro Cirúrgico do Hospital Vida & Saúde. Mesmo com os desdobramentos da pandemia do coronavírus, o primeiro semestre do Centro realizou 3.912 cirurgias, o que representa uma redução de 280 procedimentos em relação ao mesmo período do ano passado.
“Tivemos um início de ano muito produtivo, com aumento do número e da complexidade das cirurgias. Porém, com a pandemia tivemos que mudar a estratégia da qualificação e os treinamentos”, destacou o coordenador da área cirúrgica, enfermeiro Paulo Matte, que ainda ressaltou o período de cancelamento de algumas cirurgias eletivas, ocasionado pela dificuldade de aquisição de alguns anestésicos durante a pandemia.
Com as alterações provocadas pelo coronavírus, a maior parte dos procedimentos foi realizada em pacientes de Santa Rosa, totalizando 61,07% das cirurgias, enquanto 38,93% dos procedimentos foram realizados em pacientes da região. Levando em conta o sexo dos pacientes 64,85% dos procedimentos foram realizados em mulheres e os demais 35,15% em homens.
Cumprindo uma série de cuidados, o Bloco Cirúrgico do Vida & Saúde utiliza desde 2016 o Protocolo de Cirurgia Segura, que propõe a verificação de dados do paciente antes e durante o procedimento cirúrgico e de todos os equipamentos e insumos utilizados, antes e depois do término do procedimento. Nos meses de 2020, o Centro Cirúrgico contou com uma média de 96% a 97% de adesão ao Protocolo. Com a padronização, a Instituição busca a redução de incidentes e eventos adversos durante os procedimentos, o que proporciona segurança aos pacientes. Desde 2018, os índices de adesão estão crescendo no Vida & Saúde, e as equipes trabalham para atingir a meta de 100% neste ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa V&S
Mais notícias sobre SAÚDE