Logomarca Paulo Marques Notícias

24/03/2020 | 15:10 | Esporte

COI adia os Jogos Olímpicos por causa do coronavírus

Nova data ainda não foi informada pela entidade

Nova data ainda não foi informada pela entidade
Evento seria disputado na capital japonesa entre julho e agosto deste ano - Fabrice Coffrini / AFP
Diante da pandemia de coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para serem disputados entre julho e agosto deste ano, foram adiados. A nova data ainda não foi informada.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (24), em comum acordo entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
"Nas circunstâncias atuais e com base nas informações apresentadas hoje (terça-feira, 24) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser reagendados para depois de 2020 e serem disputados no mais tardar no verão (período de inverno no Brasil) de 2021, com o objetivo de preservar a saúde dos atletas e de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos, assim como da comunidade internacional", anunciou o COI em comunicado.
O adiamento é inédito na história da Olimpíada. Na era moderna, a partir de 1896, os Jogos foram cancelados três vezes (1916, 1940 e 1944), em função das Guerras Mundiais, mas nunca antes cancelados. 
Além de toda a preocupação em relação à transmissão da doença Covid-19, havia muitas dúvidas sobre a preparação dos atletas e até sobre a classificação deles à Olimpíada. Estão abertas ainda muitas vagas nos Jogos de Tóquio, cujas definições sairiam em torneios seletivos ainda não realizados.
De acordo com o COI, estão preenchidas 57% das vagas até agora. As outras 43% permanecem indefinidas e poderão ter seus critérios alterados nos próximos meses. Uma possibilidade ventilada antes da decisão sobre o adiamento foi utilizar rankings mundiais e resultados de competições já finalizadas, como os Jogos Pan-Americanos.
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre ESPORTE