Logomarca Paulo Marques Notícias

11/11/2019 | 14:23 | Saúde

Vida & Saúde passa por Manutenção da Acreditação

Assessoria de Imprensa V&S
Na última semana, durante dois dias, avaliadores da Organização Nacional de Acreditação ONA, estiveram em Santa Rosa. Na oportunidade, 03 avaliadores realizaram acompanhamento de diferentes setores do hospital para identificação dos serviços, de acordo com as exigências da Acreditação.
Essa manutenção é realizada, a cada 08 meses, para a manutenção do nível da Acreditação. Hoje, o hospital é um dos 03, do interior, que tem nível 2. Os outros dois com nível 02 são de Caxias do Sul. Para Vanderli de Barros, a manutenção da Acreditação foi conquistada graças ao esforço de todos que mantem esse importante trabalho no dia a dia, “Esforço muito grande de toda a equipe, que dentro da casa, trabalhou muito para que tudo isso pudesse acontecer. Transformamos a cultura do hospital, tendo a cultura da qualidade e segurança como rotina”.
A conquista para a Acreditação teve início em 2010. A partir desse período, a Instituição começou a tratar da gestão de segurança do paciente, com a padronização dos processos. Os primeiros passos foram dados na revitalização da infraestrutura e da tecnologia. Depois, a transformação ocorreu na atuação dos profissionais que passaram a sincronizar ainda mais todos os trabalhos. Desde 2013, as diretrizes da qualidade e segurança do paciente começaram a ser rotina na Instituição. Em 2016, foram implantados os primeiros protocolos de segurança e também foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente, para em 2017, realizar a primeira visita de diagnóstico para Acreditação.
Depois dessa primeira avaliação, foram efetivadas melhorias, e em 2018, foi conquistada a Acreditação Hospitalar, que é o “ISSO” dos hospitais. A preparação que foi realizada para a conquista em nível 1, surpreendeu, e o Vida & Saúde conquistou na primeira avaliação já o nível 2, “Temos um orgulho muito grande desse trabalho, pois todos acreditaram e trabalharam para isso, agora conseguimos manter o nível 2, e estamos trabalhando para sempre melhorar e oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para nossos pacientes”. A qualidade e a segurança são preocupações da Organização Mundial da Saúde desde 1999.
Fonte: Assessoria de Imprensa V&S
Mais notícias sobre SAÚDE